Jesus foi crucificado?
Quando os judeus e o imperador romano conspiraram para matar Jesus ﷺ (a paz esteja com ele), Allah fez com que uma das pessoas presentes se assemelhasse em tudo a Jesus. Então, mataram o homem que se parecia com Jesus. Não mataram Jesus. Jesus ﷺ (a paz esteja com ele) ressuscitou vivo para os Céus. A prova disso são as palavras de Deus sobre a invenção dos judeus e a sua refutação:
E por seu dito: "Por certo, matamos o Messias, Jesus, Filho de Maria, Mensageiro de Allah. "Ora, eles não o mataram nem o crucificaram, mas isso lhes foi simulado. E, por certo, os que discrepam a seu respeito estão em dúvida acerca disso. Eles não têm ciência alguma disso, senão conjeturas, que seguem. E não o mataram, seguramente. Mas, Allah ascendeu-o até Ele. E Allah é Todo-Poderoso, Sábio.
Alcorão - 4:157-158(interpretação do significado)
Assim, Deus desmentiu as palavras dos judeus, quando afirmaram que o haviam matado e crucificado, e declarou que o havia levado para junto de si. Isso foi uma misericórdia de Deus para com Jesus (Isa) ﷺ (a paz esteja com ele), e foi uma honra para ele, para que fosse um dos Seus sinais, uma honra que Deus concede a quem quer dos Seus mensageiros.
A implicação das palavras "Mas, Allah ascendeu-o até Ele." é que Deus, glorificado seja, levou Jesus em corpo e alma, de modo a refutar a alegação dos judeus de que eles o crucificaram e o mataram, porque matar e crucificar têm a ver com o corpo físico. Além disso, se Ele tivesse levado apenas a alma, isso não excluiria a pretensão de o terem matado e crucificado, porque levar apenas a alma não seria uma refutação da pretensão deles. Também o nome de Jesus ﷺ (a paz esteja com ele), na realidade, refere-se a ele na alma e no corpo juntos; não pode referir-se a um deles apenas, a menos que haja uma indicação para esse efeito. Para além disso, o facto de se ter tomado a alma e o corpo em conjunto é indicativo do poder e da sabedoria perfeitos de Deus, e da Sua honra e apoio a quem quer que Ele queira entre os Seus Mensageiros, de acordo com o que Ele, exaltado seja, diz no final do versículo: "E Allah é Todo-Poderoso, Sábio."
Fonte:
islamqa.org (Mathabah.org)
·
islamweb.net
·
islamqa.info
Traduzido por:
Aisha Khattab