Por que as mulheres muçulmanas usam o Hijab?
A palavra Hijab deriva da raiz árabe "Hajaba", que significa esconder ou cobrir. Num contexto islâmico, Hijab refere-se ao código de vestuário exigido às mulheres muçulmanas que atingiram a puberdade. O hijab consiste em cobrir ou velar todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos. Algumas mulheres optam também por cobrir o rosto e as mãos, o que é designado por Burqa ou Niqab.
Para observar o Hijab, as mulheres muçulmanas são obrigadas a cobrir modestamente o seu corpo com roupas que não revelem a sua figura à frente de homens que não sejam da sua família. No entanto, o Hijab não tem apenas a ver com a aparência exterior; tem também a ver com um discurso nobre, modéstia e conduta digna.
Ó Profeta! Dize a tuas mulheres e a tuas filhas e às mulheres dos crentes que se encubram em suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Allah é Perdoador, Misericordiador.
Alcorão - 33:59(interpretação do significado)
Embora existam muitos benefícios do Hijab, a principal razão pela qual as mulheres muçulmanas o usam é o facto de ser uma ordem de Allah (Deus), e Ele sabe o que é melhor para a Sua criação.
O Hijab dá poder à mulher ao realçar a sua beleza espiritual interior, em vez da sua aparência superficial. Dá às mulheres a liberdade de serem membros activos da sociedade, mantendo a sua modéstia.
O Hijab não simboliza a supressão, a opressão ou o silêncio. Pelo contrário, é uma proteção contra comentários degradantes, avanços indesejados e discriminação injusta. Por isso, da próxima vez que vir uma mulher muçulmana, saiba que ela cobre a sua aparência física, não a sua mente ou intelecto.
Fonte:
islamicpamphlets.com
·
islamicpamphlets.com
Traduzido por:
Aisha Khattab