Por que os muçulmanos jejuam?
O jejum é um dos maiores actos de adoração que os muçulmanos praticam todos os anos durante o mês do Ramadan. É um ato de adoração verdadeiramente sincero que o próprio Allah Altíssimo recompensará -
Todas as ações do filho de Adão são para ele, exceto o jejum. O jejum é para Mim, e eu recompensarei por isso.
Sahih al-Bukhari, 5927
Na Surat Al-Baqarah, Allah Altíssimo diz,
Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão, como orientação para a humanidade e como evidências da orientação e do critério de julgar. Então, quem de vós presenciar esse mês, que nele jejue; e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade. E fê-lo para que inteireis o número prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.
Alcorão - 2:185(interpretação do significado)
A principal razão pela qual os muçulmanos jejuam durante o mês do Ramadan está patente no versículo:
Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.
Alcorão - 2:183(interpretação do significado)
Além disso, as virtudes do jejum são numerosas, como o facto de:
- É uma expiação dos pecados e dos erros cometidos.
- É um meio de quebrar os desejos não permitidos.
- Facilita os actos de devoção.
O jejum coloca muitos desafios às pessoas, desde a fome e a sede à perturbação dos padrões de sono e muito mais. Cada um deles faz parte das dificuldades que nos foram impostas para que possamos aprender, desenvolver e crescer através delas. Estas dificuldades não passam despercebidas a Allah, e é-nos dito para estarmos ativamente conscientes delas, para que possamos esperar d'Ele uma generosa recompensa por elas. Isto é compreendido nas palavras do Profeta Muhammad ﷺ (a paz esteja com ele):
Quem jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar recompensa da parte de Allah, ser-lhe-ão perdoados os pecados passados.
Sahih al-Bukhari, 37
Fonte:
seekersguidance.org
·
seekersguidance.org
·
seekersguidance.org
Traduzido por:
Aisha Khattab