Por que o Islam não permite carne de porco?
O princípio básico para o muçulmano é obedecer a tudo o que Allah lhe ordena e abster-se de tudo o que Ele lhe proíbe, quer a razão por detrás disso seja clara ou não.
Não é permitido a um muçulmano rejeitar qualquer regra da Shari'ah (lei islâmica) ou hesitar em segui-la se a razão por detrás dela não for clara. Em vez disso, ele deve aceitar as regras sobre halal e haram quando elas são comprovadas no texto, quer ele entenda a razão por trás disso ou não. Allah diz:
E não é admissível a crente algum nem a crente alguma - quando Allah e Seu Mensageiro decretam uma decisão, - que a escolha seja deles, por sua própria decisão. E quem desobedece a Allah e a Seu Mensageiro, com efeito, se descaminhará com evidente descaminho.
Alcorão - 33:36(interpretação do significado)
Por que a carne de porco é haram (proibido)?
A carne de porco é haram (proibido) no Islam, de acordo com o texto do Alcorão, onde Allah diz:
Ele vos proibiu apenas, a carne do animal morto e o sangue, e a carne de porco...
Alcorão - 2:173(interpretação do significado)
Não é permitido a um muçulmano consumi-lo em nenhuma circunstância, exceto em casos de necessidade em que a vida de uma pessoa depende de o comer, como no caso de fome em que uma pessoa teme que vai morrer e não consegue encontrar qualquer outro tipo de alimento.
Os textos da Shari'ah (lei islâmica) não mencionam uma razão específica para a proibição da carne de porco, para além do versículo em que Allah diz:
...pois é, por certo, abominação...
Alcorão - 6:145(interpretação do significado)
A palavra rijs (traduzida aqui como "impuro") é utilizada para designar tudo o que é considerado abominável no Islam e de acordo com a natureza humana sã (fitrah). Só esta razão é suficiente.
E há uma razão geral que é dada em relação à proibição de alimentos e bebidas haram (proibida) e similares, que aponta para a razão por trás da proibição da carne de porco. Esta razão geral encontra-se no versículo em que Allah diz:
Os que seguem o Mensageiro, O Profeta iletrado - que eles encontram escrito junto deles, na Torá e no Evangelho - o qual lhes ordena o que é conveniente e os coíbe do reprovável...
Alcorão - 7:157(interpretação do significado)
Razões científicas e médicas para proibir a carne de porco
A investigação científica e médica provou também que o porco, entre todos os outros animais, é considerado um portador de germes nocivos para o corpo humano. Explicar em pormenor todas estas doenças nocivas levaria muito tempo, mas, resumidamente, podemos enumerá-las como: doenças parasitárias, doenças bacterianas, vírus, etc.
Estes e outros efeitos nocivos indicam que Allah só proibiu a carne de porco por uma razão, que é a de preservar a vida e a saúde, que se encontram entre as cinco necessidades básicas protegidas pela Shari'ah (lei islâmica).
Fonte:
islamqa.info
Traduzido por:
Aisha Khattab