Por que Deus permite o sofrimento e o mal?
Allah (Deus) Todo-Poderoso é o mais misericordioso e compassivo, sem qualquer dúvida. No entanto, as Suas ações não podem ser plenamente compreendidas pelas nossas mentes limitadas.
O que simplifica esta questão é que todos concordamos que Allah é justo, equitativo, sábio e conhecedor de tudo. Isso significa que tudo o que Deus Todo-Poderoso faz tem um propósito legítimo, mesmo que não o consigamos compreender.
Por exemplo, um médico e pai carinhoso e amoroso pode ser forçado a amputar a perna do seu único filho. Não há dúvida de que este pai ama o seu filho. No entanto, a sua ação foi pelo bem deste filho amado, embora possa parecer cruel para aqueles que não compreendem as circunstâncias.
Allah, o Todo-Poderoso, tem o exemplo maior e mais elevado, e não cabe a nenhuma das Suas criaturas questionar os Seus feitos, como mencionado no Alcorão:
Ele não é interrogado, acerca do que faz, enquanto eles serão interrogados.
Alcorão - 21:23(interpretação do significado)
É crença de um muçulmano que o sofrimento, seja por dor, fome, acidentes trágicos, etc., ocorre devido aos seus pecados, e que Allah decreta esse sofrimento como um meio de apagar os pecados cometidos por esse muçulmano. Allah diz no Alcorão:
E o que quer que vos alcance de desgraça, é pelo que vossas mãos cometem. E Ele indulta a muitos.
Alcorão - 42:30(interpretação do significado)
Também é evidente que o homem, em tempos de crise, se aproxima de Allah e começa a arrepender-se, enquanto em tempos de facilidade e conforto, se afasta da recordação das bênçãos de Allah e usa esses dons e bênçãos para cometer pecado atrás de pecado.
Allah, o Todo-Poderoso, mostrou ao homem o caminho do bem e do mal e deu-lhe o poder e a vontade de escolher. Portanto, o homem é responsável pelos seus atos e pela punição que recebe por eles, pois a vida neste mundo é apenas um teste, mas os resultados serão conhecidos na Outra Vida.
Por que as crianças sofrem?
Nem toda doença ou deficiência é necessariamente um castigo; pode, sim, ser uma prova para os pais da criança, através da qual Allah expiará os seus pecados ou elevará o seu estatuto no Paraíso, se suportarem esta provação com paciência. Se a criança crescer, a prova incluirá também a ela, e se ela a suportar com paciência e fé, então Allah preparou para os pacientes uma recompensa que não pode ser enumerada. Allah diz:
Apenas, os que pacientam serão recompensados, sem conta, com seus prêmios.
Alcorão - 39:10(interpretação do significado)
Sem dúvida, no fato de Allah permitir que as crianças sofram, há uma grande sabedoria que pode estar oculta para algumas pessoas. Por isso, elas questionam o decreto divino, e o Shaytan (Satanás) aproveita-se dessa questão para afastá-las da verdade e da orientação correta.
Entre as razões pelas quais Allah permite que as crianças sofram, estão as seguintes:
- É um meio de mostrar que a criança está doente ou com dor; se não fosse por esse sofrimento, não se saberia de que doença ela padece.
- O choro causado pela dor traz grandes benefícios para o corpo da criança.
- Lições a aprender: a família desta criança pode estar a cometer ações haraam (ilícitas) ou a negligenciar deveres obrigatórios, mas ao verem o sofrimento do seu filho, isso pode levá-los a abandonar essas ações haraam, como consumir riba (juros), cometer zina (adultério), fumar ou não realizar as orações, especialmente se o sofrimento da criança for devido a uma doença que eles próprios causaram, como acontece com algumas das ações haraam mencionadas acima.
- Refletir sobre a Outra Vida, pois não há verdadeira felicidade e paz senão no Paraíso; lá não há sofrimento nem dor, apenas saúde, bem-estar e alegria. E pensar no Inferno, pois é a morada do sofrimento e da dor eternos. Assim, a pessoa procurará fazer aquilo que a aproximará do Paraíso e a afastará do Inferno.
Qual é a sabedoria por trás da criação de animais perigosos?
A sabedoria por trás da criação de animais perigosos é manifestar a natureza perfeita da criação de Allah e o Seu controlo sobre todas as coisas. Mesmo havendo tantas criaturas, Ele provê sustento a todas. Além disso, Ele testa as pessoas através dessas criaturas, recompensa aqueles que são afligidos por elas e torna evidente a bravura daqueles que as matam. Ao criá-las, Ele põe à prova a fé e a certeza dos Seus servos: o crente aceita e submete-se, enquanto o duvidoso questiona: “Qual é o propósito de Allah ao criar isto?!”. Ele também evidencia a fraqueza e a incapacidade do ser humano, que sofre dor e doença por causa de uma criatura muito menor do que ele.
Um dos sábios foi questionado sobre a sabedoria por trás da criação das moscas. Ele respondeu: “Para que Allah possa humilhar os narizes dos tiranos com elas.” Devido à existência de criaturas nocivas, torna-se evidente a grandeza da bênção na criação das coisas benéficas, pois diz-se que o contraste com o oposto revela a verdadeira natureza das coisas.
O estudo da medicina demonstrou que muitos medicamentos benéficos são derivados do veneno de cobras e de outros animais semelhantes. Glória Àquele que criou benefícios em coisas que, à primeira vista, parecem ser prejudiciais. Além disso, muitos destes animais perigosos servem de alimento para outras criaturas que são benéficas, formando assim o ciclo ecológico nos ambientes onde Allah os criou.
Mas o muçulmano deve acreditar que tudo o que Allah faz é bom e que não existe mal puro naquilo que Ele cria. Em tudo o que Ele cria, tem de haver algum aspeto de bem, mesmo que esteja oculto para nós, como é o caso da criação de Iblis (Satanás), que é o chefe do mal. Mas há sabedoria e um propósito por trás da sua criação, pois Allah testa as Suas criaturas por meio dele, para distinguir os obedientes dos desobedientes, os que se esforçam dos negligentes, os habitantes do Paraíso dos habitantes do Inferno.
Fonte:
islamqa.info
·
islamqa.info
·
islamqa.info
·
islamqa.info
Traduzido por:
Aisha Khattab