O que significa Subhanallah?
O termo árabe "tasbih" refere-se geralmente à frase "SubhanAllah". É uma frase que Allah aprovou para Si próprio, inspirou os Seus anjos a dizê-la e guiou os mais excelentes da Sua criação a declará-la. "SubhanAllah" é comummente traduzido como "Glorificado seja Allah", mas esta tradução não consegue transmitir o significado completo do tasbih.
O tasbih é composto por duas palavras: Subhana e Allah. Linguisticamente, a palavra "subhana" vem da palavra "sabh", que significa distância, afastamento. Por conseguinte, Ibn 'Abbas explicou a frase como sendo a pureza e a absolvição de Allah acima de qualquer mal ou assunto impróprio. Por outras palavras, Allah está para sempre longe e eternamente acima de todas as transgressões, deficiências, falhas e inadequações.
Esta frase aparece no Alcorão para negar descrições inapropriadas e incompatíveis atribuídas a Allah:
Allah não tomou para Si filho algum, e não há com Ele deus algum; nesse caso, cada deus haver-se-ia ido com o que criara, e alguns deles se haveriam sublimado em arrogância, sobre outros. Glorificado seja Allah, acima do que alegam.
Alcorão - 23:91(interpretação do significado)
Um único tasbih é suficiente para negar todas as falhas ou mentiras atribuídas a Allah em todos os lugares e em todos os momentos por qualquer ou toda a criação. Assim, Allah refuta inúmeras mentiras que lhe são atribuídas com um único tasbih:
Então, consulta-os: "São de teu Senhor as filhas, e deles, os filhos?" Ou criamos Nós os anjos como seres femininos e eles foram testemunhas disso? Ora, por certo, entre suas mentiras, dizem: "Allah gerou". E, por certo, são mentirosos. Escolheu Ele as filhas, de preferência aos filhos? Que há convosco? Como julgais? Então, não meditais? Ou tendes evidente comprovação? Então, fazei vir vosso livro, se sois verídicos. E fizeram, entre Ele e os gênios, parentesco. E, com efeito, sabem os gênios que serão trazidos ao castigo - Glorificado seja Allah, acima do que alegam! -
Alcorão - 37:149-159(interpretação do significado)
O objetivo da negação é que o seu oposto seja afirmado. Por exemplo, quando o Alcorão nega a ignorância de Allah, então o muçulmano nega a ignorância e, por sua vez, afirma o oposto de Allah, que é o conhecimento totalizante. O tasbih é fundamentalmente uma negação (de deficiências, actos ilícitos e afirmações falsas) e, por conseguinte, de acordo com este princípio, implica a afirmação do seu oposto, que é a existência bela, a conduta perfeita e a verdade suprema.
Sa’d Ibn Abi Waqqas (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou:
Estávamos sentados com o Mensageiro de Allah ﷺ (a paz esteja com ele) e ele disse: "Algum de vós seria capaz de conseguir todos os dias mil hasanat?" Um dos que alí estavam perguntou-lhe: "Como eu poderia conseguir mil hasanat?" Disse: ﷺ (a paz esteja com ele) "Se disser Subhanallah (Glorificado seja Allah) uma centena de vezes, mil hasanat serão registrados para ti, ou mil pecados poderão ser apagados de ti."
Sahih Muslim, 2698
Fonte:
daralarqam.co.uk
Traduzido por:
Aisha Khattab